Quem convida paga ou divide o valor? Cris Salvi explica como funciona.
Quem senta na ponta, paga a conta. E quem senta ao lado, paga dobrado? As frases são comuns e tradicionalmente ditas na hora de uma brincadeira, mas você conhece as regras de etiqueta sobre quem deve pagar a conta, em um restaurante ou barzinho, por exemplo?
A jornalista, consultora e professora de etiqueta, com formação pela Escola Brasileira de Etiqueta de São Paulo, Cristiane Salvi, explica que quem convida é que deve pagar a conta.
“O que é importante a gente pensar quando convida alguém para ir a um restaurante? Ou como organizar a ida a um restaurante, quem convida? Por exemplo, quem convida, pela primeira vez principalmente, é quem paga a conta. A questão da divisão das contas é um acordo, mas sempre lembrando que os homens, é legal serem cavalheiros e se oferecerem para pagar. Puxar a cadeira ou abrir a porta do carro também”, destaca Cris.
A professora também fala que as regras estão dentro da etiqueta, mas atualmente, nem sempre acabam sendo levadas à risca, já que pode haver um acordo entre quem vai pagar ou uma divisão do total de valores.
Durante a participação no Fala Mais, podcast produzido pelo time do Oeste Mais, Cris brinca ao dizer que no primeiro encontro, o homem certamente deve pagar a conta. “Não sejam tão modernos a ponto de querer dividir a conta, senão não vai haver um segundo encontro”, descontrai.
Entre outras dicas, ela destaca que durante a ida a um restaurante, por exemplo, o homem é quem deve chamar o garçom e fazer o pedido, assim como pode gentilmente, puxar a cadeira para a mulher sentar. “É lindo ver um homem fazer essas gentilezas”, diz a jornalista.
Esse e outros assuntos como etiqueta sobre o uso do celular, roupas para ocasiões especiais e como recepcionar alguém em casa foram expostos durante o bate-papo da última quinta-feira, dia 14. Confira o episódio abaixo:
Jornais destacaram a presença de mais de 2 milhões de pessoas, figurinos com as cores do Brasil e o impacto econômico do evento.
Millena Brandão estava internada desde o dia 28 de abril após ser diagnóstica com um tumor cerebral
Polícia e bombeiros foram acionados para retirar morador na tarde desta terça-feira.
Vítima do abuso tem 39 anos e estava em coma no Hospital das Clínicas; suspeito foi demitido por justa causa
Criança ficou dentro de carro das 7 horas da manhã até as 17 horas desta sexta-feira.
Ricardo desaparecido saiu do Paraguai em16 de abril e desembarcou em Moscou no dia 17 e, desde então, não deu notícias