Sete escolas participaram dos programas Parlamento Jovem e Executivo Mirim em 2024.
Na noite desta quarta-feira (27), foram diplomados e empossados os nove vereadores mirins e os onze representantes do executivo mirim em São Lourenço do Oeste. A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal e reuniu autoridades, familiares, diretores das escolas e comunidade em geral. O evento também foi transmitido ao vivo pelo Facebook.
Sete escolas participaram dos programas Parlamento Jovem e Executivo Mirim em 2024. A eleição aconteceu nos dias 19 e 20 de março e definiu quem serão os representantes das escolas em ambos os projetos.
No Parlamento Jovem os adolescentes representarão suas unidades de ensino na Câmara Municipal, com sessões mensais e apresentarão propostas, assim como no Legislativo Adulto. Todas as proposições aprovadas na Câmara Mirim são encaminhadas aos vereadores adultos para serem analisadas. Já no Executivo Mirim, os eleitos definirão suas pastas e acompanharão os trabalhos juntamente dos responsáveis adultos por cada departamento.
A presidente do Legislativo, vereadora Marlice Perazoli se diz emocionada com a oportunidade. “Quero destacar aqui, com veemência, a importância do Programa Parlamento Jovem em São Lourenço do Oeste que chega a sua 13ª Legislatura. Que vocês possam exercer os seus mandatos com muita coerência, com responsabilidade e com determinação, lutando por aquilo que acreditam. Saibam que para nós, vereadores, é motivo de orgulho poder acompanhar a evolução destes programas, e em especial a Câmara Mirim. Sejam bem vindos e contem conosco”.
Mesa Diretora
Além da posse e diplomação, foi eleita também a Mesa Diretora que comandará os trabalhos nesta legislatura do Parlamento Jovem. Confira como ela ficou composta:
Pastas e Autarquias
Pelo programa Executivo Mirim também foram definidos quem será responsável por cada pasta e autarquia e acompanhará o andamento dos trabalhos no decorrer do ano. Confira:
Executivos Mirins
Durante a conversa, o parlamentar destacou os encaminhamentos já realizados e os projetos que tramitam na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Durante esse período, os vereadores apreciaram 60 projetos de lei ordinária e 20 projetos de lei complementar, além de analisarem 60 requerimentos
O objetivo foi conhecer de perto o sistema de estacionamento rotativo implantado naquela cidade, como alternativa para melhorar a circulação de veículos, especialmente nas áreas centrais.
Entre os destaques está a proposta do vereador mirim Dhionatan Serafini, que sugeriu a implantação da coleta seletiva de lixo reciclável nas comunidades de São Roque e Santa Inês.
O valor definido para o auxílio é de R$ 100,00 por beneficiário.
As inscrições vão até o dia 28 de julho de 2025 e devem ser realizadas exclusivamente por e-mail