Tivi São Lourenço, 17 de maio de 2024
Prefeitura

Solenidade com homenagens celebra os 50 anos da Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont em São Lourenço do Oeste

Três pessoas, todas em memória, foram homenageadas na solenidade.

Por Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Atualizado em 08/11/2023 | 09:31:00

A solenidade que marca os 50 anos da história da Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont foi realizada na noite de terça-feira (31/10), na biblioteca, e reuniu autoridades, usuários e servidores municipais. O Trio de Violões, do Instituto Cultural, recepcionou o público, e o Coral São Lourenço fez uma apresentação especial.
 
Três pessoas, todas em memória, foram homenageadas na solenidade. Sabino Santin, prefeito na época da criação da biblioteca, Lídio Sutilli, vereador que criou a lei que instituiu o espaço, e Ermindo Lazzarotto, coordenador municipal de Educação e que, anos mais tarde, sugeriu o nome “Santos Dumont”.
 
O prefeito em exercício, Rennã Fedrigo, falou que são grandes os desafios da educação e frisou a importância de pessoas que, no passado, já projetaram uma biblioteca. Para ele, o desafio agora é fazer com que as novas gerações continuem a criar amor e conexão com o município.
 
Secretário de Educação, Alex Tardetti lembrou que a Secretaria de Educação realizou um trabalho importante de resgate da leitura, tendo atualmente a Biblioteca Itinerante que usa o trenzinho como forma lúdica para as crianças. Falou que vivemos na era da tecnologia e da inteligência artificial, mas que não podemos desligar das bibliotecas e dos livros.
 
A presidente da Câmara Municipal, Marlice Perazoli, parabenizou as famílias dos homenageados e explicou que, recentemente, os vereadores aprovaram a mudança de nome da Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont para Biblioteca Municipal Professor Ermindo Lazzarotto, levando o nome de um dos homenageados da noite.
 
O promotor de justiça, Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes, falou com carinho dos 65 anos de município que já tem uma biblioteca com 50 anos, destacando que desde o início as pessoas se preocuparam com a educação. Disse que cresceu morando em frente a uma biblioteca, e que isso formou e modificou sua vida.
 
Visitação
 
A biblioteca atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e em comemoração aos 50 anos, foi montada uma exposição contando sua história. A visitação ficará aberta ao público durante todo o mês de novembro. Para visitas guiadas, o contato é o (49) 3344-1616.
 
Histórico
 
- A Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont foi criada em 1º de novembro de 1973. A lei municipal foi de autoria do vereador Lídio Sutilli, durante a gestão do prefeito Sabino Santin e com Ermindo Lazzarotto ocupando o cargo de coordenador municipal de Educação;
 
- O nome “Santos Dumont” veio depois, em homenagem ao centenário do estudioso e inventor. A designacão partiu da Biblioteca Nacional, naquela época vinculada ao Ministério da Cultura e Educação, que determinou que o município escolhesse algum orgão público nomear com “Santos Dumont”. A indicaçao surgiu de Ermindo Lazzarotto.
 
- Importante destacar que, recentemente, a Câmara Municipal aprovou a mudança do nome da biblioteca. A partir de janeiro de 2024, se chamará Biblioteca Municipal Professor Ermindo Lazzarotto, em homenagem a Ermindo Lazarotto.

NOTÍCIAS RELACIONADAS