Tivi São Lourenço, 27 de abril de 2024
Prefeitura

São Lourenço do Oeste está em estado de epidemia para dengue

Uma das estratégias utilizadas a partir de agora será também o fumacê para reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Por Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Atualizado em 29/03/2024 | 09:23:00

O município de São Lourenço do Oeste foi considerado epidêmico para dengue nesta semana. Nesta quinta-feira (28), conforme dados da Secretaria de Saúde, o município tem 129 casos confirmados da doença e agora, mais do que nunca, é preciso apoio de toda a população para conter o avanço dos casos e diminuir a população do mosquito Aedes aegypti no município.

A Secretaria de Saúde de São Lourenço do Oeste intensificou as medidas de controle do mosquito e nos próximos dias será acionada a sala de situação para que as entidades e serviços locais somem esforços junto ao poder público. Vale destacar que a epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões, ou seja, no caso de um município, quando diversos bairros e até mesmo a zona rural apresentam a doença. São Lourenço do Oeste tem casos de dengue registrados em todo o território municipal.

Fumacê

Uma das estratégias utilizadas a partir de agora será também o fumacê para reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e reduzir a transmissão de doenças causadas por esse mosquito, como dengue, zika ou chikungunya. Essa técnica consiste em passar com um carro que emite uma "nuvem" de fumaça com baixas doses de um agrotóxico que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região, sendo uma forma bastante rápida, fácil e eficaz.

A Secretaria de Saúde aguarda o cronograma do Governo do Estado de Santa Catarina, responsável pela ação, para informar datas do fumacê em São Lourenço do Oeste.

NOTÍCIAS RELACIONADAS