Essa participação ativa no encontro fortalece a busca por novos recursos e parcerias que possam contribuir para o desenvolvimento das ações culturais.
A presidente do Instituto Cultural de São Lourenço do Oeste (ICSL), Lorita Piovesan Reiter, participou, entre os dias 11 e 13 de fevereiro, do Encontro Nacional de Gestores de Cultura, evento promovido pelo Governo Federal em paralelo ao encontro de novos prefeitos e prefeitas, em Brasília.
Durante o encontro, foram realizadas diversas oficinas abordando temas relevantes para a gestão cultural, como a Política Nacional Aldir Blanc, o Pacto Federativo e o Sistema Nacional de Cultura (SNC). A presidente também teve a oportunidade de participar de workshops focados no turismo, abordando estratégias e eventos importantes para o município.
“Começar esta nova gestão como presidente do Instituto Cultural foi uma oportunidade única de participar de um debate tão enriquecedor, que reuniu gestores de cultura de todo o Brasil. É fundamental estabelecer contato direto e assertivo para obter informações e gerenciar os recursos do Governo Federal", destacou Lorita, ressaltando a relevância do evento para a troca de experiências e a construção de parcerias.
Além das oficinas, a presidente aproveitou o evento para realizar visitas a deputados e solicitar apoio para as demandas do ICSL. "Tivemos uma excelente recepção de alguns deputados, e conseguimos garantir recursos para a aquisição de uma van para o Instituto Cultural, a compra de novos instrumentos musicais, adequações internas de espaços e também para projetos como o Festival de Dança, Teatro e Cordas", afirmou Lorita.
Essa participação ativa no encontro fortalece a busca por novos recursos e parcerias que possam contribuir para o desenvolvimento das ações culturais em São Lourenço do Oeste.
Para o secretário Cleodir Bertochi, os encontros realizados representam um marco no planejamento estratégico do município.
Na seletiva, foram escolhidos seis calouros que garantiram vaga na semifinal da região Extremo Oeste, que acontece no dia 28 de setembro, em Chapecó.
Ao longo de três noites, o festival apresentou ao público um total de 124 coreografias.
Entre os convidados, destacou-se a presença do delegado da DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso), Dr. Ricardo Melo
O prazo de conclusão é de 30 dias após a assinatura da ordem de serviço.
De acordo com o Diretor do Departamento de Tecnologia e Gestão da Informação, Yan Pieta, apenas em 2024 foram contabilizados mais de 230 casos de golpes ou tentativas de fraude no município.