Os criminosos informam que há um valor a ser depositado na conta do consumidor e solicitam dados pessoais, como CPF, número de contrato, e principalmente dados bancários
Nos últimos dias, muitos consumidores têm relatado contatos de pessoas que se passam por funcionários da Celesc, a Companhia Energética de Santa Catarina. Os agentes entram em contato por telefone ou mensagens, alegando que a empresa precisa confirmar dados pessoais e bancários para realizar um depósito em conta, supostamente referente a valores de créditos ou benefícios oriundos de ações judiciais.
Como funciona o golpe?
Os criminosos informam que há um valor a ser depositado na conta do consumidor e solicitam dados pessoais, como CPF, número de contrato, e principalmente dados bancários, como agência, número da conta e possivelmente senha. Essa é uma tentativa clara de obter informações para aplicar fraudes, como clonagem de cartões ou transferências indevidas.
A Celesc não realiza contatos solicitando informações bancárias de seus clientes ou oferecendo depósitos inesperados. Esse tipo de procedimento não faz parte dos processos da companhia. Caso receba esse tipo de abordagem, não forneça suas informações pessoais e desconfie de qualquer contato suspeito.
Como se proteger?
• Não forneça dados bancários ou pessoais por telefone ou mensagem.
• Verifique sempre a veracidade da informação entrando em contato diretamente com a empresa pelos canais oficiais.
• Desconfie de ofertas ou depósitos inesperados.
• Se tiver dúvidas, denuncie o incidente às autoridades competentes.
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