Tivi São Lourenço, 14 de maio de 2025
Segurança

Perícia confirma que corpo encontrado em praia de Florianópolis é de turista austríaco

Identificação ocorreu por meio de comparação da arcada dentária do cadáver com uma radiografia odontológica da vítima

Por Oeste Mais

Atualizado em 02/11/2023 | 09:48:00

A Polícia Científica de Santa Catarina (PCISC) confirmou nesta terça-feira, dia 31, a identidade do corpo encontrado no último domingo, dia 29, em uma ilha ao sul de Florianópolis. Trata-se do turista austríaco Michael Lichtenegger, de 40 anos, que desapareceu na última semana enquanto visitava a cidade.

A PCISC fez a identificação a partir da comparação da arcada dentária do cadáver com uma radiografia odontológica da vítima, obtida junto ao Consulado da Áustria.

A Divisão de Odontologia Legal da PCISC estabeleceu a comparação da radiografia com diversos tratamentos odontológicos identificados no cadáver, como implantes, próteses e tratamentos de canal. Com base na unicidade da dentição humana, associando características da anatomia, de doenças bucais e tratamentos, foi possível atestar com segurança a identidade da vítima.

O Corpo de Bombeiros Militar realizou o resgate do corpo em estado de decomposição na manhã do último domingo, no costão norte da ilha, conhecido como Moleques do Sul, em Florianópolis.

A equipe fez o resgate e o transporte com o helicóptero Arcanjo, onde o cadáver foi levado para a praia dos Açores e, posteriormente, encaminhado ao IML pela perícia da Polícia Científica.

De acordo com os socorristas, a vítima estava sem vestes, não possuía documentos e apresentava um elevado grau de deterioração do corpo, com o rosto completamente desfigurado.

Causa da morte

Segundo o delegado Wanderley Redondo, titular da Delegacia de Desaparecidos, a suspeita inicial é que o homem tenha caído do costão e se afogado.

Conforme o investigador, ele conheceu um grupo de pessoas em um bar localizado na praia antes de sumir. "Ele tirou foto com as meninas que conheceu, mandou para a mãe. Estava bem alegre, contente", comentou em reportagem publicada pelo g1.

Uma das mulheres relatou à polícia que a vítima perguntou se era possível mergulhar na região do costão. De acordo com Redondo, ela respondeu que era perigoso. Lichtenegger chegou a acenar para ela do costão, segundo o relato.

"Essa moça mencionou que ele bebeu um pouco. Estava com intenção de ir da Joaquina para a Galheta ou Praia Mole", comentou o delegado. De acordo com ele, o turista teria bebido café antes de sair com a intenção de amenizar os efeitos do álcool.

Lichtenegger estava hospedado sozinho em uma pousada na Lagoa da Conceição, região turística da Capital. Objetos pessoais foram recolhidos no local pela investigação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS