Tivi São Lourenço, 28 de março de 2024
Gerais

Pais comemoram bodas de ouro e casam 3 filhos após incêndio destruir festa em São Domingos

Fogo atingiu pavimento onde seria realizada a comemoração de casamento em São Domingos, no Oeste catarinense. Convidados, amigos e desconhecidos se mobilizaram para salvar os planos da família.

Por G1/SC

Atualizado em 22/01/2020 | 09:19:00

Após um incêndio de grandes proporções que destruiu o único clube tradicional de São Domingos, horas antes dos pais comemorarem as bodas de ouro junto com o casamento de três filhos, os convidados, amigos, parentes, comerciantes e até desconhecidos se sensibilizaram para improvisar uma alternativa e realizar o sonho da família Gitrone.

As chamas consumiram toda a decoração, os equipamentos de som e a estrutura da comemoração que já estava pronta no segundo pavimento do Clube Cultural e Esportivo São Domingos. O caso ocorreu na última sexta-feira (17) e mobilizou o Corpo de Bombeiros do município e de três cidades vizinhas. Ninguém se feriu, e entre o combate às chamas e o rescaldo, foram mais de três horas de trabalho.

"Foi trágico, o desespero foi grande, meu sogro precisou ser medicado. Nós todos ficamos desesperados, uma verdadeira cena de terror. Mas apesar de tudo não desistimos do que estávamos planejando por tanto tempo", disse Raquéli da Silva Gitrone, uma das noivas.

Reverter a situação foi uma verdadeira corrida contra o tempo. Em menos de 10 horas, encontraram e organizaram outro espaço para a comemoração dos casórios. A cerimônia foi realizada no sábado (18) na Igreja Matriz.

Quatro comemorações em um dia

Os aposentados Jacir e Dirlei Ana Gitrone, de 71 e 67 anos, tinham o sonho de celebrar 50 anos de união e celebrar o casamento religioso dos três filhos, que já eram casados no civil.

"A partir de então começaram os preparativos da decoração, banda, local que seriam realizados, buffet, tudo que precisávamos para a festa acontecer. Na sexta-feira o salão já estava pronto perfeito, como havíamos imaginado", disse Raquéli.

Assim iniciou a maratona de dois anos enfrentada pelos pais em parceria com os casais Jaqueline Sandra e Élio Correia (49 e 50 anos), Joseane e Marcos Bisol (40 e 42 anos) e Raquéli e Jacir Junior Gitrone (31 e 37 anos).

"Na véspera, por volta das 21h, recebemos a ligação do meu cunhado que tinha um foco de incêndio no clube e que tentaram conter com extintor, mas não conseguiram. O fogo se alastrou rapidamente, e em fração de segundos víamos nosso sonho sendo queimado", lembra Raquéli.

Com a festa destruída pelo incêndio, começou a mobilização para a realização de uma nova cerimônia. A decoração foi emprestada e muitos dos materiais utilizados foram doados. Parte da bebida foi salva do fogo.

Segundo a noiva, a própria decoradora contratada para a festa procurou comerciantes locais, entidades e familiares para possibilitar a união no pavilhão comunitário da cidade.

"A lição que tirei de tudo isso foi que jamais podemos desistir dos nossos sonhos e objetivos, e que tem um Deus maior que é sempre nosso alicerce e nos ampara nas horas que mais precisamos", afirma a noiva Raquéli.

Investigação

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso, mas não informou detalhes da investigação.

Segundo o presidente do Clube Cultural e Esportivo São Domingos, Osvaldo Pedro Vieira, a assessoria jurídica está acompanhando os desdobramentos do caso, e que as licenças e alvarás do clube estão regulares.

"Nosso clube também tem duas saídas de emergência compatível com o tamanho do local e também todos os nossos extintores estavam com cargas novas e a maioria eram equipamentos novos que foram todos foram liberados pelo Corpo de Bombeiros ainda no mês de dezembro de 2019", afirmou.

Além disso, Vieira explicou que os técnicos estão acompanhando e realizando uma análise estrutural para uma perícia do próprio clube para identificar a causa do incêndio. "Para nós foi uma grande surpresa [...], neste incêndio não houve nenhum dano humano, somente com monta material".

O Corpo de Bombeiros do município informou que realizou uma vistoria no local no sábado (18) e que as causas do início das chamas devem ser apontadas com a conclusão da análise prevista para ser concluída em até 30 dias.

NOTÍCIAS RELACIONADAS