Processo cirúrgico é rápido e não necessita de aval do cônjuge para realização
A nova lei para laqueadura e vasectomia completou seis meses de implantação nesta terça-feira, dia 5, com evolução no número de procedimentos realizados e garantia do cumprimento do novo regulamento em Santa Catarina. O aumento chegou a 58% no número de laqueaduras e a 83% nas vasectomias entre janeiro e agosto deste ano.
Foram realizadas 213 laqueaduras no estado em janeiro desde ano, número que foi ampliado gradativamente e chegou a 338 em agosto. Esse crescimento também ocorreu nas vasectomias: em janeiro 284 homens passaram pelo procedimento, já em agosto foram 520.
O avanço foi possível devido à modificação das exigências para a realização dos procedimentos no âmbito do planejamento familiar. Uma das principais alterações é que não é mais necessário o aval do cônjuge para a realização.
Além disso, a idade mínima exigida para que se possa submeter a uma laqueadura foi reduzida de 25 para 21 anos e não há limite de idade para mulheres que já tenham ao menos dois filhos.
A lei também prevê que a laqueadura possa ocorrer no momento seguinte à cesárea, evitando que a mulher passe por duas cirurgias. Para a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, autora da Lei enquanto deputada, os números demonstram que havia uma população que, mesmo com o desejo de realizar o procedimento, se via impedida.
“Temos agora um serviço que está mais próximo das mulheres em condições econômicas menos favorecidas. Muitas já tinham essa vontade, mas sabiam que não podiam devido à idade ou ao constrangimento de precisar de autorização reconhecida legalmente pelo companheiro”, explica.
Na comparação entre o período de janeiro a agosto de 2022 e 2023, o aumento também é perceptível. Em 2022 foram 980 laqueaduras, já em 2023 foram 1.429. Nas vasectomias, o aumento foi de 2.359 para 3.422.
Procedimento rápido
Também conhecida por ligadura de trompas, a laqueadura é um processo cirúrgico que impede que a mulher engravide. O procedimento dura entre 40 minutos e uma hora. Também pode ser recomendada nos casos em que uma gravidez coloca a pessoa em risco.
Já a vasectomia é uma pequena cirurgia feita com anestesia local que impede o transporte do espermatozoide. O procedimento leva de 15 a 20 minutos e não precisa de internação. Após a cirurgia, é necessário utilizar outro método contraceptivo durante, pelo menos, 90 dias.
Faixa etária de realização de laqueadura em 2023
• 21 - 30 anos -> 407
• 31 - 40 anos -> 474
• 41 anos ou mais -> 91
Silvana Ferreira da Silva está sendo velada no município de Passos Maia, cidade onde residia e trabalhava.
Gilmar Ceccon, de 62 anos, cortava lenha quando sofreu acidente.
Município decretou luto oficial de três dias após falecimento de José Antônio da Cruz.
Compradores manifestaram reações adversas, como inchaço na boca e queimaduras.
Escort colidiu na traseira de um Tucson na noite desta quinta-feira na BR-282.
Polícia Militar Rodoviária relatou que homem recusou teste de etilômetro.