Tivi São Lourenço, 28 de março de 2024
Gerais

Jovem escalpelada em kart fala sobre sonhos após Enem: 'pretendo estudar em Harvard'

Para Débora Oliveira, que fez Enem pela terceira vez em 2019, falta de prática atrapalhou desempenho neste domingo (10). 'Tem que praticar sempre e eu não consegui', diz.

Por G1

Atualizado em 11/11/2019 | 09:48:00

Depois das 90 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste domingo (10), Débora Oliveira, que foi escalpelada em um acidente de kart em agosto deste ano na Zona Sul do Recife, acreditou que a falta de prática impediu que tivesse um melhor desempenho. Mesmo assim, a estudante tem planos de estudar na universidade de Harvard, nos Estados Unidos, para conciliar os estudos e o tratamento.

"Eu vou tentar me preparar para entrar Harvard. Vai ser uma oportunidade fantástica e eu pretendo estudar muito para conseguir estar lá. Estou estudando inglês todos os dias, praticamente 24 horas por dia. Se não der certo, eu penso em Oxford [na Inglaterra] ou na Alemanha. Aí eu vou ter que aprender alemão", brincou.

Débora foi uma das últimas a sair da Escola de Referência em Ensino Médio Jornalista Trajano Chacon, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da capital pernambucana. Na terceira vez fazendo o Enem, as questões de matemática e ciências da natureza pareceram fáceis.

"Eu olhava para as questões, sabia a fórmula, mas matemática é treino. Tem que praticar sempre e eu não consegui", afirmou.

Sem planos de fazer a prova pela quarta vez em 2020, a jovem pensa alto e, além da carreira na medicina, busca, também, ser professora.

"Quando um neurocirurgião não consegue operar, ele normalmente vai para a área acadêmica. E é isso que eu quero fazer. Quero ficar velhinha, careca, e estar repassando meu conhecimento. É a profissão mais bonita que pode existir. Quero salvar vidas e também ensinar", disse.

Débora acredita que a carreira vai além da função de transmitir conhecimento em sala de aula. "É você dar ao aluno incentivos, você ensinar métodos para que o aluno aprenda. Não é somente chegar e escrever no quadro", afirmou.

Após receber alta da unidade de saúde onde estava internada, em Ribeirão Preto, Débora sabe que ainda deve passar por novas cirurgias, em 2020. Dessa vez, serão procedimentos estéticos.

Antes da volta a Pernambuco, a jovem participou do programa Encontro, com Fátima Bernardes, no Rio de Janeiro, no dia 29 de outubro. Ela disse que não iria sofrer, mesmo sabendo que o couro cabeludo não cresceria mais. Já em casa, Débora se emocionou ao reencontrar os gatos de estimação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS