Tivi São Lourenço, 28 de março de 2024
Gerais

Homem tem 'chifre' de 14 cm retirado após ignorá-lo por três anos

Esse tipo de câncer costuma aparecer em áreas frequentemente expostas ao sol.

Por Extra

Atualizado em 31/12/2019 | 10:58:00

Um operário de 50 anos, que não teve o nome revelado, foi submetido a cirurgia em hospital público de Chester (Inglaterra) para a retirada de um "chifre de dragão" que chegou a 14 centímetros de comprimento e 5,8cm de largura nas suas costas.

O paciente ignorou o "chifre" por três anos, até que decidiu procurar um médico. Exames apontaram que se trata de câncer (carcinoma escamoso). A protuberância é formada de queratina, a mesma proteína presente no cabelo, na pele e nas unhas.

Esse tipo de câncer costuma aparecer em áreas frequentemente expostas ao sol. Porém o operário disse que não trabalha ao ar livre e que a família não tem histórico de câncer de pele.

O "chifre" foi removido e o buraco deixado nas costas foi preenchido com pele retirada de uma das coxas do paciente.

Os médicos ficaram surpresos com o fato de o câncer não ter se espalhado para outras partes do corpo, segundo relato publicado na revista médica "British Medical Journal Case Reports".

"É um caso raro de um carcinoma escamoso extremamente grande que foi negligenciado por um paciente vivendo em país desenvolvido com livre acesso ao sistema de saúde", escreveram os autores do relato, liderados por Agata Marta Plonczak.

NOTÍCIAS RELACIONADAS