Tragédia aconteceu nesta sexta-feira (4) em Imigrante. Estudantes de paisagismo visitariam maior cactário da América Latina.
Isabela Morais, de 25 anos, estava no ônibus que tombou no município de Imigrante e matou sete pessoas nesta sexta-feira (4). A sobrevivente, que está no 4º semestre do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), falou com a reportagem sobre a tragédia.
"Sei que teve mortes e estou com medo de saber os colegas que perdi. Não estou preparada para isso", relata.
Segundo a jovem, a turma saiu do campus por volta das 6h desta sexta-feira para uma visita técnica ao cactário Horst, o maior espaço de cultivo de cactos da América Latina. Era uma viagem que ela e os colegas já tinham feito.
A menos de 5 minutos do destino, na cidade de Imigrante, os mais de 30 passageiros escutavam atentos às instruções da professora Denise, que reiterava o roteiro, o horário do almoço e retorno à UFSM.
"O ônibus deu uma balançada, o motorista tentou voltar para pista, mas perdeu o controle. Todos gritavam", conta.
Isabela relembra como foi o momento logo após o desastre.
"Foi horrível ver as pessoas no chão, uns tentando ajudar os outros, muita gente machucada", relembra. "Não sei como liguei para polícia pedindo socorro, saí caminhando e entrei em uma ambulância. Não sei de onde tirei força", desabafa.
A jovem saiu do município de Campo Novo, no noroeste do Estado, para morar em Santa Maria. O principal objetivo era cursar Paisagismo.
Em observação no Hospital Ouro Branco Teutônia, a estudante já realizou tomografia e se recupera de ferimentos na cabeça e rosto. Ela conta que levou poucos pontos. A situação, segundo a própria jovem, é estável, mas ainda deve passar por exames.
A UFSM decretou luto oficial de três dias, com suspensão das atividades acadêmicas e administrativas nesta sexta e sábado (5). A bandeira da universidade foi colocada a meio mastro.
O acidente
O ônibus que tombou na manhã desta sexta-feira em Imigrante, entre os km 3 e 4 da RSC-453, deixou sete mortos, sendo seis mulheres e um homem.
O veículo levava estudantes e professores do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para uma visita técnica ao cactário Horst, o maior espaço de cultivo de cactos da América Latina, com 15 mil m² e cerca de 2 mil espécies catalogadas.
Em nota, a Prefeitura de Santa Maria se solidarizou "com as famílias, os amigos, os colegas e toda a comunidade acadêmica".
De acordo com a Brigada Militar, o ônibus perdeu os freios e acabou descendo uma ribanceira. Outras 22 pessoas ficaram feridas.
Vítima ocupava Fiat Strada envolvida em colisão com caminhão no final da noite deste sábado.
Duas mulheres que ocupavam a moto foram socorridas com várias lesões pelo corpo e suspeita de fratura.
Vítima era garupa do veículo e foi encontrada politraumatizada.
Veículo parou com as rodas para cima na SC-155 na noite desta sexta-feira.
Bombeiros precisaram utilizar 10 mil litros de água para combater as chamas.
Vítima de 37 anos ficou presa nas ferragens e não resistiu aos ferimentos.