Tivi São Lourenço, 14 de maio de 2025
Social

Divaldo Franco, um dos principais líderes espíritas do Brasil, morre aos 98 anos

Com mais de 260 obras publicadas e mais de 10 milhões de exemplares vendidos, Divaldo Franco deixou legado literário espírita traduzido para 17 idiomas

Por ND Mais

Atualizado em 14/05/2025 | 09:34:00

Morreu, na noite desta terça-feira (13), Divaldo Franco, em Salvador (BA). A causa da morte não foi divulgada, mas era sabido que o líder espírita tratava um câncer na bexiga. Nascido em 5 de maio de 1927, em Feira de Santana, a cerca de 100 km da capital baiana, ele acabara de completar 98 anos.

Divaldo Franco era reconhecido no espiritismo como um dos maiores médiuns e oradores espíritas da atualidade, e foi o principal nome da religião no Brasil desde a morte de Chico Xavier, em 2002. Sua biografia foi retratada no filme “Divaldo – O Mensageiro da Paz”, de 2019.

O velório será realizado está marcado quarta-feira (14), no Ginásio da Mansão do Caminho, das 9h às 20h. O sepultamento ocorre na quinta-feira (15) às 10h, no Cemitério Bosque da Paz.

Dedicado ao trabalho religioso, Divaldo não se casou tampouco deixou filhos biológicos, mas era reconhecido como pai de mais de 600 pessoas, acolhidas como filhos adotivos.

Divaldo Franco teve obras traduzidas para 17 idiomas

Reconhecido no espiritismo como um dos maiores médiuns e oradores espíritas da atualidade, Divaldo Franco teve mais de 260 obras publicadas e mais de 10 milhões de exemplares vendidos pelo mundo, deixando um legado literário traduzido para 17 idiomas.

Em mais de 20 mil conferências, o líder religioso visitou 2.500 cidades em 71 países ao redor do mundo.

Complexo educacional como legado

Ao lado de Nilson de Souza Pereira, Divaldo Franco fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção, em 1947, e, cinco anos depois, a Mansão do Caminho.

As duas instituições constituem, em Salvador, um complexo educacional e socioassistencial, com dezenas de unidades. Segundo divulgado pela Mansão do Caminho, são atendidas, diariamente, “mais de 5 mil pessoas que procuram ajuda material, educacional e espiritual”.

“Decerto que a Pátria maior está em festa pelo regresso de um nobre irmão que cumpriu exitosamente a sua missão, e que agora fortalecerá a egrégora de benfeitores espirituais que acolhem e ajudam o mundo. Até logo, Semeador de Estrelas! Seu exemplo de luz e amor guiará nossos passos para sempre!”, publicou o perfil da Mansão do Caminho, em despedida a Divaldo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS