Tivi São Lourenço, 28 de março de 2024
Social

Dia Rosa na Fundação: trabalho busca criar cultura de prevenção do câncer de mama

Nadiesca reforça que hoje há muita informação e ajuda.

Por Fundação Hospitalar

Atualizado em 18/10/2019 | 09:32:00

Numa parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de São Lourenço do Oeste, o Grupo de Humanização da Fundação Hospitalar São Lourenço realizou, na manhã desta quarta-feira (16), o Dia Rosa. Na recepção da entidade hospitalar, voluntárias da rede abordaram mulheres e homens. Na oportunidade fizeram a entrega de materiais informativos e explicaram e deram dicas sobre o autoexame.  

Janice Rodrigues Pimentel, que integra a diretoria da RFCC, explica que a rede atua durante o ano todo na sensibilização da importância da prevenção. Porém, ela conta que em outubro as atividades são intensificadas, justamente para chamar a atenção e mostrar que a prevenção pode ser feita também através da alimentação, de uma rotina de exercícios físicos e da ingestão de água, por exemplo. “Precisamos criar a cultura da prevenção”. 

Junto com isso, o Dia Rosa também busca sensibilizar e mostrar que o câncer de mama também pode acometer os homens. “A gente procura alertar, pois o homem pode auxiliar na observação da esposa e dele próprio”, falou frisando que o assunto precisa ser lembrando e pautado diariamente. Além disso, destaca que a rede está à disposição para esclarecimentos e orientações. 

Conforme a professora da Classe Hospitalar e integrante do Grupo de Humanização, Nadiesca Aparecida Gonçalves Limberger, o Dia Rosa busca disseminar a informação e mostrar que se alguns cuidados básicos forem tomados o Câncer de mama pode ser evitado ou diagnosticado precocemente, dando condições de tratamento e recuperação. “Quando a gente fala de saúde preventiva, não estamos falando de um dia apenas. Precisamos criar a cultura de uma alimentação saudável, de atividades físicas e consultas regulares”, sugere. 

Nadiesca reforça que hoje há muita informação e ajuda. De acordo com ela, um exemplo é a RFCC que tem conhecimento, voluntárias e profissionais a disposição para melhor orientar mulheres e homens. 

Organização 

Assim como em edições anteriores, O Dia Rosa é uma realização do Grupo de Humanização da Fundação Hospitalar e busca garantir a melhoria na saúde de pacientes e quadro de profissionais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS