Paciente tem 24 anos e o quadro é considerado autóctone, ou seja, contraído na própria localidade.
Palhoça, na Grande Florianópolis, confirmou o primeiro caso de chikungunya do ano na quinta-feira (4). Segundo o município, o paciente tem 24 anos e o quadro é considerado autóctone, ou seja, contraído na própria localidade, já que o homem não teria saído da cidade recentemente.
Em 2023, a cidade registrou um caso da doença. No estado, foram 53 ocorrências - o maior número em um mesmo ano desde 2016, quando ocorreram 89 registros.
O paciente, segundo a Secretaria de Saúde municipal, não apresenta histórico de comorbidades e está sendo monitorado. A chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. As duas doenças têm sintomas parecidos.
Até o dia 31 de dezembro de 2023, Palhoça registrou 12.878 casos positivos de dengue, com oito mortes. No total, foram confirmados 2.600 focos do mosquito.
Em nota, a cidade comunicou que logo no início deste ano "verifica-se, um aumento na busca por atendimento médico de suspeitos de dengue, com o registro de 14 pacientes suspeitos até o momento".
Sintomas da chikungunya
Febre alta (38,5º), de início repentino;
Dores intensas nas articulações;
Dores nos músculos;
Dores na cabeça;
Manchas vermelhas na pele.
Segundo processo movido por ex-empresários e obtido pelo jornal 'The New York Times', Priscilla teria 'desligado os aparelhos' de Lisa Marie Presley, morta em janeiro de 2023, para tentar retomar o co
O almoço traz pratos preparados com ingredientes frescos e selecionados, garantindo qualidade e praticidade para quem deseja uma refeição saborosa no dia a dia.
Moradores dos bairros Jardim Carvalho, Neves e Uvaranas sentiram os tremores e acionaram o Corpo de Bombeiros. Empresa de mineração informou que fez operações de detonação no horário dos registros.
O próximo passo é a adequação da entrada e recepção, que deverá iniciar em breve.
Além de efeitos na fase inicial da vida, a aceleração do desenvolvimento da criança pode trazer consequências futuras.
Município é destaque na alfabetização, recebe R$ 400 mil para melhorias e ganha troféu em cerimônia com o presidente Lula