Tivi São Lourenço, 27 de abril de 2024
Prefeitura

Campanha de vacinação contra a gripe é antecipada; veja calendário em São Lourenço do Oeste

A Secretaria de Saúde também está disponibilizando a vacinação contra o tétano e a difteria.

Por Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Atualizado em 25/03/2024 | 08:46:00

Em virtude do aumento de casos de doenças respiratórias em todo o país, o Ministério da Saúde decidiu antecipar para o mês de março a campanha de vacinação contra a gripe. Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), começou a distribuir as vacinas para os municípios nesta semana.

A Secretaria de Saúde de São Lourenço do Oeste organiza a campanha da vacinação a partir de segunda-feira (25) até o dia 31 de maio, onde será oferecida a trivalente, que protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. 

Grupos prioritários

Na segunda-feira a vacinação inicia para os grupos prioritários, sendo: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; trabalhadores da saúde; gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto); idosos com 60 anos ou mais de idade; profissionais das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso.

O local será a Secretaria de Saúde, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Ter em mãos Caderneta de Vacinação, CPF e Cartão SUS.
 
Prioritários

Professores – os professores da rede pública de ensino, com exceção do ensino superior, serão vacinados em seu local de trabalho respeitando o cronograma da Secretaria de Saúde tendo em vista a concentração deste grupo no mesmo ambiente escolar.

Pessoas em instituições de longa permanência – também receberão sua dose na instituição devido à dificuldade de mobilidade, bem como a concentração do grupo prioritário em um mesmo local.

Dia D da vacina

  • 6/04 – somente nos distritos de Frederico Wastner, Presidente Juscelino e São Roque. Das 8h às 17h.
  • 13/04 – somente na Secretaria de Saúde, no Centro. Das 8h às 17h.
  • Ter em mãos Caderneta de Vacinação, CPF e Cartão SUS.

Casos de gripe em Santa Catarina

Até o dia 9 de março, segundo boletim epidemiológico da doença divulgado pela Dive, foram confirmados no estado de Santa Catarina 95 hospitalizações por gripe (influenza), sendo que os mais acometidos foram os idosos com 60 anos ou mais (51%). Deste total, sete pessoas morreram.

Tétano e difteria

A Secretaria de Saúde também está disponibilizando a vacinação contra o tétano e a difteria. O objetivo é aproveitar a ida da população até o local para atualizar a caderneta de vacinação também contra essas doenças.

NOTÍCIAS RELACIONADAS