Tivi São Lourenço, 29 de março de 2024
Gerais

Aeroporto de Pato Branco completa um ano oferecendo voos regulares

Neste período, cerca de 15 mil passageiros utilizaram o transporte aéreo em 126 voos

Por Prefeitura de Pato Branco

Atualizado em 06/01/2020 | 19:50:00

Nesta sexta-feira (10) completará um ano da inauguração do novo Aeroporto Municipal Juvenal Loureiro Cardoso – Aeroporto de Pato Branco e do início dos voos comerciais regulares e diretos para a capital Curitiba, realizados pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Neste período, foram 126 voos e cerca de 15 mil passageiros da região e também de outros estados que utilizaram a companhia aérea: uma média de embarque de 59 passageiros por voo e de desembarque de 58 passageiros. Esta foi a primeira ligação direta de avião entre o Sudoeste do Paraná e Curitiba, sendo que o Estado passou a ser o terceiro maior com operações da empresa.

Os números, comemorados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, comprovam a constante evolução na disponibilidade dos voos comerciais em 2019, que de janeiro a julho, eram semanais; em agosto passaram a ser diários, de segunda a sexta-feira e, a partir de setembro passaram a ser de domingo a sexta-feira. As ligações diretas até Curitiba ocorrem em aeronaves modernas, turboélices da ATR, com capacidade para até 70 passageiros.

Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Braun Sobrinho, de janeiro a dezembro foram realizados 126 voos. “Pela média foram mais de 7.400 pessoas que embarcaram em Pato Branco e mais de 7.300 que desembarcaram no Aeroporto Juvenal Cardoso, ou seja, mais de 14 mil passageiros. Para nós é motivo de muita alegria, pois temos certeza de que o primeiro ano dos voos regulares superou as expectativas, sendo um verdadeiro divisor de águas no transporte aéreo da região e na prestação de um serviço de qualidade, garantindo segurança e efetividade aos passageiros”, disse Braun.

Ampliações em 2020

Com o objetivo de aumentar a categoria do Aeroporto de Pato Branco, diversas melhorias estão sendo realizadas pela Prefeitura de Pato Branco. Até o final deste ano, o Aeroporto deverá estar preparado para receber aeronaves maiores, como de motor a jato, por exemplo.

O projeto de melhorias, que está em desenvolvimento, contempla um novo pátio de aeronave; pista de rolamento para ligação entre pista de pouso/decolagem e pátio de aeronaves; cercamento da área operacional do aeroporto; estacionamento de veículos; novo terminal de passageiros; áreas de circulação, além da ampliação da largura de toda a pista, de 30 metros para 45m.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico enfatiza que com a modernização do espaço, até o final de 2020, o Aeroporto de Pato Branco estará consolidado na região. Segundo ele, a expectativa é de que até o final deste período o número de passageiros alcance 30 mil pessoas. “Com a execução de todo o projeto, estaremos preparados para receber aeronaves maiores e oportunizar com magnitude os voos de Pato Branco a Curitiba, com a possibilidade ainda de recebermos outras companhias aéreas. Pato Branco e região têm potencial para isso e cada vez mais trabalharemos para aprimorarmos nosso aeroporto”, salientou Braun.

Mudança de horários

A partir do dia 02 de fevereiro, os voos passarão a ser realizadas no período da manhã, conforme a Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Diferentemente do que vem sendo realizado atualmente, com saída de Curitiba às 13h30 e desembarque em Pato Branco às 14h35, decolagem às 15h10 e chegada em Curitiba às 16h25, no próximo mês a aeronave deverá sair da capital às 8h35, desembarcando em Pato Branco às 9h55, com volta marcada às 10h30 e previsão de chegada, em Curitiba, às 11h40.

Histórico

Em 2017, a Prefeitura de Pato Branco iniciou as intervenções estruturais no Aeroporto Juvenal Cardoso, inaugurado na década de 1950, visando a certificação e a operação dos voos regulares. Os investimentos somaram mais de R$ 15 milhões, oriundos da parceria entre o Município, Governo Federal, Governo do Estado e Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB). Em 2018, paralelamente às capacitações da equipe que atuaria no local, técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) fizeram vistorias do processo de certificação do Aeroporto, que no final de 2019 recebeu a certificação definitiva.

NOTÍCIAS RELACIONADAS