25 de junho de 2026
Cidade

São Lourenço do Oeste busca referência em Maringá para fortalecer projeto São Lourenço 2050

Missão oficial conheceu a metodologia do CODEM, referência nacional em planejamento estratégico, governança e desenvolvimento de longo prazo.

Por Redação TiviNet, com informações da Prefeitura

Atualizado em 25/06/2026 | 08:43:00

Representantes de São Lourenço do Oeste realizaram uma visita técnica a Maringá (PR) para conhecer a estrutura e a metodologia de trabalho do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM). A agenda teve como objetivo buscar referências em planejamento urbano, desenvolvimento socioeconômico e governança para subsidiar o projeto São Lourenço 2050.

A missão oficial buscou compreender práticas consolidadas de planejamento estratégico de longo prazo, com foco na construção de políticas públicas capazes de envolver o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada.


Missão oficial

Integraram a comitiva o vice-prefeito Adirlei Santian, o secretário de Educação Alex Tardetti, o secretário de Comunicação Luis Henrique Boneti, o vereador Sabino Zilli, representando o Poder Legislativo Municipal, e o publicitário Jonatas Faveri, parceiro do projeto.

Durante a agenda, o grupo conheceu a estrutura do CODEM, instituição reconhecida nacionalmente pela atuação na formulação de estratégias voltadas ao desenvolvimento de Maringá.

A apresentação do projeto foi realizada pela diretora executiva do Conselho, Juliana Franco Afonso, junto com a equipe do CODEM.


Governança colaborativa

A visita permitiu aos representantes lourencianos observar como Maringá trabalha a continuidade de ações estratégicas voltadas à inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico, independentemente dos ciclos políticos.

Para a equipe de São Lourenço do Oeste, a experiência oferece uma base técnica importante para o aprimoramento do projeto local. O modelo de integração entre comunidade, gestão pública e setor produtivo observado no município paranaense serve como referência para a construção de uma governança colaborativa.


Próximas etapas

As metodologias e informações analisadas durante a visita ao CODEM deverão contribuir diretamente para as próximas etapas do São Lourenço 2050. A iniciativa tem como proposta conectar cidadãos, empresários e administração municipal no planejamento técnico e participativo do crescimento da cidade.

Por meio do portal oficial do projeto, a população é incentivada a participar com propostas e ideias voltadas aos eixos estratégicos de desenvolvimento.

A aproximação com experiências reconhecidas nacionalmente reforça o objetivo de estruturar políticas sólidas para o futuro, com foco em ambiente de negócios favorável, serviços públicos eficientes, qualidade de vida e bem-estar para as próximas gerações de São Lourenço do Oeste.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.