Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Missão oficial conheceu a metodologia do CODEM, referência nacional em planejamento estratégico, governança e desenvolvimento de longo prazo.
Representantes de São Lourenço do Oeste realizaram uma visita técnica a Maringá (PR) para conhecer a estrutura e a metodologia de trabalho do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM). A agenda teve como objetivo buscar referências em planejamento urbano, desenvolvimento socioeconômico e governança para subsidiar o projeto São Lourenço 2050.
A missão oficial buscou compreender práticas consolidadas de planejamento estratégico de longo prazo, com foco na construção de políticas públicas capazes de envolver o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada.
Integraram a comitiva o vice-prefeito Adirlei Santian, o secretário de Educação Alex Tardetti, o secretário de Comunicação Luis Henrique Boneti, o vereador Sabino Zilli, representando o Poder Legislativo Municipal, e o publicitário Jonatas Faveri, parceiro do projeto.
Durante a agenda, o grupo conheceu a estrutura do CODEM, instituição reconhecida nacionalmente pela atuação na formulação de estratégias voltadas ao desenvolvimento de Maringá.
A apresentação do projeto foi realizada pela diretora executiva do Conselho, Juliana Franco Afonso, junto com a equipe do CODEM.
A visita permitiu aos representantes lourencianos observar como Maringá trabalha a continuidade de ações estratégicas voltadas à inovação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico, independentemente dos ciclos políticos.
Para a equipe de São Lourenço do Oeste, a experiência oferece uma base técnica importante para o aprimoramento do projeto local. O modelo de integração entre comunidade, gestão pública e setor produtivo observado no município paranaense serve como referência para a construção de uma governança colaborativa.
As metodologias e informações analisadas durante a visita ao CODEM deverão contribuir diretamente para as próximas etapas do São Lourenço 2050. A iniciativa tem como proposta conectar cidadãos, empresários e administração municipal no planejamento técnico e participativo do crescimento da cidade.
Por meio do portal oficial do projeto, a população é incentivada a participar com propostas e ideias voltadas aos eixos estratégicos de desenvolvimento.
A aproximação com experiências reconhecidas nacionalmente reforça o objetivo de estruturar políticas sólidas para o futuro, com foco em ambiente de negócios favorável, serviços públicos eficientes, qualidade de vida e bem-estar para as próximas gerações de São Lourenço do Oeste.
Iniciativa prepara estudantes para o mercado de trabalho e busca representar o município nas Olimpíadas Nacionais de Empreendedorismo do Sebrae.
Equipe masculina foi campeã em Galvão, em conquista destacada como inédita na 28ª edição do Campeonato Catarinense da modalidade.
Projeto-piloto inicia no segundo semestre de 2026 e deve beneficiar cerca de 350 alunos do 4º ano com atividades sobre primeiros socorros, cidadania e prevenção de acidentes.
Evento reuniu mais de 900 pessoas e marcou entregas na SC-305, no Contorno Leste e autorização para nova pavimentação rural no município.
Município está representado pelo servidor Jotha Antunes no evento que reúne lideranças técnicas e políticas para debater prevenção, preparação e resposta a desastres climáticos em Santa Catarina.
Canções escolhidas disputarão o festival nos dias 23, 24 e 25 de julho, em São Lourenço do Oeste.