Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Encontros marcam o início das ações para 2026 e reforçam a integração entre poder público, indústria e ensino no fortalecimento do ecossistema regional de inovação.
O Instituto de Inovação de São Lourenço do Oeste deu início aos encontros de alinhamento voltados à definição de ações estratégicas para 2026, reunindo representantes de instituições de ensino, lideranças públicas e setores produtivos. A iniciativa integra a Rede Catarinense de Centros de Inovação e busca consolidar o município como referência em desenvolvimento tecnológico no Oeste catarinense.
O encontro reuniu dirigentes de Instituições de Educação Técnica e Superior, reforçando o compromisso conjunto da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e das frentes municipais de desenvolvimento com o fortalecimento da matriz produtiva regional.
A proposta central é ampliar a conexão entre formação acadêmica, inovação tecnológica e demandas da indústria, criando um ambiente favorável ao crescimento sustentável e à geração de oportunidades.
A viabilização do Instituto é resultado de uma governança estruturada iniciada em 2025, por meio do programa estadual SC Mais Inovação. A atuação integrada entre Estado e município tem sido determinante para posicionar o ecossistema tecnológico local como um diferencial competitivo estratégico.
Entre os principais pilares dessa atuação, destacam-se:
Sob a presidência do secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Cleodir Bertochi, o Instituto passa a atuar como um catalisador de progresso sustentável no município.
A estrutura, que ainda está em processo de instalação, já conta com duas colaboradoras e terá como função central operar como um núcleo de inteligência para o desenvolvimento regional, com foco na verticalização da produção e na melhoria da eficiência industrial.
Segundo a presidência do Instituto, o momento representa um marco inicial importante.
“Este encontro marca o início das ações do Instituto com a missão clara de fortalecer o ecossistema tecnológico e promover o desenvolvimento sustentável da região”, destaca a nota oficial.
A cooperação entre o Governo do Estado, secretarias municipais, associações comerciais e o Instituto de Inovação projeta São Lourenço do Oeste como um polo de modernização no Grande Oeste.
O foco estratégico segue direcionado à criação de um ambiente de negócios voltado à alta tecnologia, à sustentabilidade e à valorização do capital humano local, pilares considerados essenciais para o crescimento econômico de longo prazo.
Iniciativa prepara estudantes para o mercado de trabalho e busca representar o município nas Olimpíadas Nacionais de Empreendedorismo do Sebrae.
Equipe masculina foi campeã em Galvão, em conquista destacada como inédita na 28ª edição do Campeonato Catarinense da modalidade.
Projeto-piloto inicia no segundo semestre de 2026 e deve beneficiar cerca de 350 alunos do 4º ano com atividades sobre primeiros socorros, cidadania e prevenção de acidentes.
Evento reuniu mais de 900 pessoas e marcou entregas na SC-305, no Contorno Leste e autorização para nova pavimentação rural no município.
Município está representado pelo servidor Jotha Antunes no evento que reúne lideranças técnicas e políticas para debater prevenção, preparação e resposta a desastres climáticos em Santa Catarina.
Canções escolhidas disputarão o festival nos dias 23, 24 e 25 de julho, em São Lourenço do Oeste.