Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Comitiva esteve em Pomerode e retorna com novas ideias, qualificação técnica e experiências para fortalecer a cultura local
A cultura de São Lourenço do Oeste foi representada no XIV Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, realizado no Teatro Municipal de Pomerode (SC), nos dias 14 e 15 de abril. O encontro reuniu gestores, autoridades e profissionais do setor para debates, oficinas e troca de experiências.
A comitiva do município foi composta pela presidente do Instituto Cultural de São Lourenço, Lorita Reiter, pelos servidores Everton Lovera e Rômulo Inocêncio, além da conselheira e agente territorial de cultura Talila Vieira.
Durante o evento, o grupo participou de diversas atividades e destacou a importância da presença de São Lourenço do Oeste em uma agenda estadual estratégica para o setor. Segundo Lorita, a programação foi marcada por intenso compartilhamento de informações e contato direto com lideranças, como representantes da Federação Catarinense de Cultura.
Além da troca de experiências, a comitiva também buscou qualificação técnica e administrativa. Os representantes participaram de salas temáticas voltadas aos marcos regulatórios da cultura e outros assuntos relevantes.
Entre os destaques da programação esteve a oficina sobre “Aplicação dos Marcos Regulatórios da Cultura nos Sistemas Municipais”, que abordou aspectos práticos da legislação e sua implementação na gestão pública cultural.
Lorita destacou que a imersão nos conteúdos é fundamental para garantir mais segurança, eficiência e assertividade nos processos do Instituto Cultural.
Para a gestão municipal, a participação no fórum funcionou como um verdadeiro laboratório de boas práticas, com potencial de gerar avanços concretos no setor cultural local.
“Certamente estaremos levando para São Lourenço do Oeste muita informação e ideias novas no que tange à cultura lourenciana”, afirmou a presidente, reforçando o compromisso de transformar o conhecimento adquirido em melhorias para os fazedores de cultura e para a população.
Iniciativa prepara estudantes para o mercado de trabalho e busca representar o município nas Olimpíadas Nacionais de Empreendedorismo do Sebrae.
Equipe masculina foi campeã em Galvão, em conquista destacada como inédita na 28ª edição do Campeonato Catarinense da modalidade.
Projeto-piloto inicia no segundo semestre de 2026 e deve beneficiar cerca de 350 alunos do 4º ano com atividades sobre primeiros socorros, cidadania e prevenção de acidentes.
Evento reuniu mais de 900 pessoas e marcou entregas na SC-305, no Contorno Leste e autorização para nova pavimentação rural no município.
Município está representado pelo servidor Jotha Antunes no evento que reúne lideranças técnicas e políticas para debater prevenção, preparação e resposta a desastres climáticos em Santa Catarina.
Canções escolhidas disputarão o festival nos dias 23, 24 e 25 de julho, em São Lourenço do Oeste.