• Leia mais notícias de SAÚDE
Atividades e orientações marcam o Dia Mundial da Saúde na Fundação Hospitalar
Adicionada: 11/04/2019
 



Para envolver o maior número de profissionais, pacientes e acompanhantes, as atividades foram organizadas em dois turnos. 



Com o objetivo de celebrar o Dia Internacional da Saúde – comemorado no dia 7 de abril – e chamar a atenção para a importância da prevenção, na segunda-feira (8) a Fundação Hospitalar São Lourenço, através do Grupo de Humanização, realizou orientações, aferição de pressão arterial e batimentos cardíacos e brincadeiras com os profissionais, pacientes e acompanhantes.

 

De acordo com a professora da Classe Hospitalar e integrante do Grupo de Humanização, Nadiesca Limberger, a ideia era despertar o interesse dos profissionais e dos pacientes para a saúde preventiva. “Além de aferição de pressão arterial e dos batimentos cardíacos, quebramos a rotina com algumas brincadeiras com o objetivo de estimular a saúde mental”, disse ela citando, por exemplo, o stop e as palavras cruzadas.

 

Nadiesca disse que atividade buscou quebrar a rotina. “O Grupo de Humanização tem essa sensibilidade e essa preocupação, pois o ambiente hospitalar é, naturalmente, mais pesado e precisa, em alguns momentos, dessa leveza”, disse frisando que esse tipo de atividade reflete num melhor atendimento dos pacientes.

 

Para envolver o maior número de profissionais, pacientes e acompanhantes, as atividades foram organizadas em dois turnos. Um pela manhã e outro pela tarde. A programação foi elaborada pelo Grupo de Humanização que é formado por profissionais de diferentes setores que atuam na entidade hospitalar.

 


Dia Mundial da Saúde

 

O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Em 2018, o tema escolhido foi "Saúde para todos", o que resumiu o objetivo da OMS ao longo dos seus 70 anos de existência. Em 2017, o tema do Dia Mundial da Saúde foi a depressão. Nesta ocasião, o lema oficial do evento Let's Talk ("Vamos Conversar", em português), teve como objetivo conscientizar as pessoas sobre a necessidade de ter conhecimentos que ajudam a prevenir esta doença, a qual pode trazer diversas consequências graves.

 

Neste ano, o Brasil faz um alerta sobre a importância da vacinação e imunização para evitar a volta de doenças já erradicadas no mundo. O tema escolhido pelo país neste ano se deve ao registro de baixas coberturas vacinais que permitiram o reaparecimento de doenças que já estavam eliminadas no país, como o sarampo.



Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Hospitalar - Foto: Assessoria
 

Versão para impressãoVersão para impressão
 


-----...*As opiniões expressas nos comentários não condizem, necessariamente, com a opinião do grupo editorial do "Portal TiviNet" e estes são de responsabilidade de seus idealizadores.