• Leia mais notícias de MEU PET
Moradores denunciam casos de maus tratos aos animais em São José do Cedro
Adicionada: 15/01/2019
 



A reportagem recebe todas as semanas denúncias sobre casos de abandono e principalmente de envenenamento.



Na semana passada, porém, outra situação mais grave foi informada, quando o cachorro foi ferido com um disparo de arma, possivelmente de espingarda de pressão, nas proximidades da Escola de Educação Básica São José.

 

O veterinário Douglas Casali foi acionado pelos proprietários do animal, que apresentava um ferimento na boca, com bastante sangue. Ele revela que, apesar da gravidade, o cão foi medicado e está estável. O “chumbinho” que estava alojado na língua do animal foi retirado. A Polícia Militar também foi chamada para atender a ocorrência relativa ao disparo.

 

Já os casos de envenenamento envolveram gatos e cães nos bairros Jardim, São Luís e Isol e loteamento São Domingos.

 

 

Denúncias

 

O comandante da Polícia Ambiental no Extremo Oeste, Everton Roncaglio, reconhece que a quantidade de denúncias cresceu e nem sempre envolvem terceiros. Muitas vezes são relativas aos próprios tutores relacionadas a cachorros com falta de água, alimentos e abrigos.

 

Muitas delas não caracterizam maus-tratos juridicamente, já que para isso é necessário alguns requisitos. Nestes casos os veterinários ajudam na emissão de laudos que caracterizam a situação.

 

A PMA também realiza orientações. O capitão lembrou que o fato de ter um animal de estimação requer, acima de tudo, responsabilidade. Ele sugere que as famílias avaliem, antes de comprar ou adotar, várias questões como o porte, o local de acomodação, gastos com alimentação, onde serão deixados em caso de viagens e outras particularidades. Ele percebe que a reprodução desenfreada é um dos principais problemas. Por isso, a indicação é que os ‘pets” sejam castrados.

 

Roncaglio revela que existem, ainda, casos relativos a bovinos e equinos com problemas relativos à falta de alimentação.




Fonte: Rede Peperi | Foto: Reprodução
 

Versão para impressãoVersão para impressão
 


-----...*As opiniões expressas nos comentários não condizem, necessariamente, com a opinião do grupo editorial do "Portal TiviNet" e estes são de responsabilidade de seus idealizadores.